terça-feira, 12 de agosto de 2008

Reunião Cooperartista

Reunião da Cooperativa dia 06/08/2008

Presentes: Aguilar, Márcia, Augusto, Sol, Juan, Adriana, Fernando , Felipe, Luciano, Décio, Sérgio Gustavo e Rosalina.

Augusto: a documentação da cooperativa para se tornar uma ONG formalmente, ainda vai demorar em torno de 25 dias.na Junta Comercial e 2 dias no cartório.

Fernando: (advogado) em seguida pode iniciar o processo para se transformar em uma Oscip.. A contribuição dos associados pode ser como empréstimos ou mesmo como contribuição.

Aguilar: faz um breve histórico da Cooperativa. Exposições com formas artísticas misturadas ,dos Abertos I e II . Propõe contribuições mensais para um grupo de associados.

Augusto: montar um núcleo de 10 ou mais sócios pode representar um grande problema. Deve-se criar uma estratégia para atrair este grupo de pessoas.

Felipe: Sugere a realização de leilões mensais. Já realizou este tipo de leilões por diversos anos no México. Começamos pequeno e depois virou uma tradição.Leilões com valores baixos criam um hábito nos compradores.
Sugestões: realizar o leilão em todo 1º domingo do mês // fazer uma parceria com uma franquia para oferecer comida e bebidas.A franquia organiza as instalações// cada artista deve divulgar o evento e trazer seus próprios clientes.

Gustavo: podemos fazer uma parceria com a Livraria da Vila.

Juan: Fazer a curadoria de uma exposição de Giglês com obras de porte médio.

Aguilar: reciclar as pessoas que trabalham aqui.

Luciano: O corpo diretivo deve se reunir uma vez na semana. E cada um teve ter uma tarefa durante a semana.O que a Cooperativa pode oferecer aos associados? Criar uma identidade. O projeto Estou na Vila ( idealizado pelos restaurantes da região) , oferece espaços expositivos, colocar seu site no link gratuitamente.,etc

Fernando: Você tem que ter duas visões. Uma é a demanda imediata e a outra montar um plano anual de atividades. A imediata é pagar as contas atuais.e ter outro olho em 2099 e 2010 , visando a qualidade artística e como chegar com a sua marca.


Felipe: Eu ofereço a oficia “Arte de Viver da Arte” em uma sessão de 2h para os cooperados.


Fernando: posso ajudar muito no próximo ano. Estou mudando a razão social da Cooperativa para ONG. Proponho que vocês preparem os projetos para leis de incentivo até novembro.

Gustavo: Temos dois projetos um de arte educação e outro de inclusão social.

Aguilar: Tenho um amigo de Pitzburg com um projeto para meninos de rua.O leilão será daqui há duas semanas.

Informes:
1- O Palomo irá doar 20 banquinhos de papelão para a Associação pra serem utilizados nas oficinas.
2- Ainda estamos procurando um carro para buscar uma geladeira que foi doada para a Associação.
3- Importante: para organizar os leilões mensais será necessário montar uma equipe. Os associados interessados em participar, fazer contato com o Felipe. A Adriana já manifestou interesse.
4- Temos outras propostas de atividades e queremos trabalhar em equipes, que estejam ligadas a diretoria executiva. Exemplos:
· A equipe de associados que vai trabalhar com divulgação e mídia.
· A equipe de auxilio administrativo.
· Organização de exposições e expo no exterior.
· Elaborar projetos.
· Criar uma identidade para os associados , que possibilite alguns benefícios.
· Etc. etc
.
Os trabalhos da Associação será dividido por equipes e coordenada pelas diretorias e as atividades compartilhadas será de proveito para todos. As equipes podem definir as estratégias e dias de encontro. Todos estas propostas acima , já tem por escrito. Basta dar andamento as ações.

Com esta nova linha de trabalho, as reuniões grandes se tornam desnecessárias às quartas feiras para discutir problemas administrativos, e serem aproveitadas para a apresentação do trabalho artístico que cada associado desenvolve.

Informe dia 11-08-2008

No dia 09/08/2008, tivemos a palestra de Claudia Zen. Foi muito interessante e o conteúdo da palestra pode ser vista no site com as fotos. www.cooperatista.org.br

A Assessora de imprensa Mara Ribeiro esteve presente, vai nos auxiliar a divulgar os eventos da cooperativa e os cursos. Disse a ela que iremos formar um grupo da própria cooperativa de mídia , para entregar as noticias de interesse para serem divulgadas.

Comecei a fazer o curso do SEBRAE pela internet Curso: Iniciando um Pequeno Grande Negócio. O curso é muito interessante para a gestão da cooperativa e para o próprio artista. Vou passar os dois primeiros módulos ( em anexo) e gostaria de montar um grupo para formatar a gestão da cooperativa.
Quanto a identidade dos cooperados, gostaria que os artistas que conhecem bem a região, indicar locais onde poderíamos estar fazendo parcerias, para que os cooperados possam ter descontos em diversos lugares como livrarias, bares. cabeleireiros, lojas de tintas e molduras etc.

O presidente da Cooperativa renunciou ao cargo , e nós vamos precisar organizar uma nova reunião . A carta :


São Paulo, 8 de agosto de 2008,Pela presente, venho comunicar aos meus colegas da Cooperativa, a minha renúncia ao cargo de Presidente da mesma. Devido a compromissos profissionais assumidos e que vão tomar um tempo que poderia ser da gestão na Cooperativa.A reunião de quarta foi importantíssima . Mostrou uma faceta primordial. Faltam pessoas para se dedicar a ela. Não adianta ter um cargo sem ter tempo para exerce-lo. Sugiro que na próxima reunião que haja uma votação para esta função e que sejam votados pessoas que realmente dêem o sangue pela Cooperativa.A minha renuncia ao cargo não invalida minha participação na mesmo. Continuo cooperado.Outra sugestão: É absolutamente burro não ter exposições imediatamente no nosso espaço. A idéia de associados é perfeita para sanar problemas imediatos, independente do sucesso de leilões,cursos e outras atividades.Falei com Neno e Peticov na expo de Chris Campana. É possível ter 10 ou mais associados que contribuam com 250 mensais com direito a individuais. Com uma cota de 3 mil reais anuais, o associado pode realizar uma expo individual ou convidar amigos para cotizar esta quantia e participar de sua exposição. Na Casa das Rosas, tínhamos um padrão de exposição chamado UNITED ARTISTS, em que um artista convidava outro. O próprio artista é curador de sua exposição.O problema de gestão será um problema a ser solucionado por vocês, se não houver um empenho efetivo nada será resolvido e sempre vai redundar em reuniões de boa vontade e nada se faz no dia seguinte.BOA SORTE PARA A NOVA GESTÃOJosé Roberto Aguilar

Nenhum comentário: