segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Leilão de Fotografias



Dia 6 de setembro vai acontecer um dos principais leilões de fotografias realizados no Brasil. Com curadoria de Isabel Amado http://www.isabelamado.com.br/, o evento leiloará fotos de Ansel Adams, Robert Mapplethorpe, Martín Chambi, Miguel Rio Branco, Fausto Chermont e Juvenal Pereira (ambos sócios da Cooperartista), entre muitos outros fotógrafos brasileiros e estrangeiros.
Broto de Bambu - trama de Juvenal Pereira
Neste 1º leilão de fotografias da Bolsa de Arte, as obras estarão expostas a partir do dia 30 de agosto às 11h na Rua Oscar Freire, 379 Jardins - São Paulo - Capital. Neste link abaixo é possível acessar todos os lotes: http://www.bolsadearte.com/fotografia/inicio.html

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Leilão e regulamento

Prezados cooperados. Estamos com sede nova desde junho de 2008 na Rua Fradique Coutinho 1784.

Retomamos contato com os cooperados esperando a contribuição de cada um para que participem das atividades de transformar a Cooperativa em uma referência da cidade e São Paulo - conforme objetivos de sua fundação.

Muitos cooperados não têm recebido nossos comunicados por diversas razões. Mas estamos nos esforçando para colocar em dia a comunicação e pedimos a gentileza de todos para enviarem: telefones, e-mail, blog, etc.

Convidamos todos os cooperados a participarem do próximo leilão (regulamento abaixo) e venham visitar nossa nova sede para participar das atividades que têm sido divulgadas no blog http//:www.cooperartista.blogspot.com.
Recentemente foi criado um grupo no Google: artistasvisuaisdobrasil@googlegroups.com

Fale conosco: Telefone (11) 2579-8883.
Falar com Rosalina, no horário das 13,30 às 19,30h.

Leilão de arte Cooperartista
Local: Clube de Estilo.
Data: 15 de Setembro de 2008, segunda-feira, 20h.
Leiloeiro: Felipe Ehrenberg.


Critérios de participação dos artistas:
(a) Podem participar do leilão associados da Cooperartista em dia com as mensalidades ou seus notáveis, a serem convidados pela Diretoria. O pagamento das mensalidades atrasadas pode ser depositado no Banco Bradesco, agencia 2965/3 , conta: 3409/6. Se for por Doc, com o CPF 27295329862. As mensalidades atrasadas estarão sendo cobradas a partir de janeiro de 2008, ou conforme o ingresso do cooperado. Guardar o comprovante do depósito.

(b) Cada artista poderá apresentar de 1 a 4 obras, das quais serão selecionadas até 2 para participação no leilão. Recomenda-se que 50% das obras apresentadas sejam de pequeno formato e 50% entre médio e grande formato.

(c) A apresentação das obras será através de fotografias digitais a serem enviadas à diretoria (pelos e-mails no fim deste regulamento) até o dia 29 de agosto (sexta feira). Nessa apresentação deverão ser especificadas as características da obra: autor, técnica, ano, altura e largura (e, para obras tridimensionais, profundidade). Um breve texto a respeito do artista e da obra deve ser acrescentado.

(d) Além disso, cada artista deverá apresentar 10 nomes de potenciais compradores dos seus trabalhos, por obra. A Cooperartista enviará a eles convites eletrônicos, mas o artista se compromete a fazer contato telefônico com seus compradores para estimular o comparecimento. Este ponto é de grande importância, pois sem um número razoável de compradores presentes não haverá disputa pelas obras e o leilão perde sentido. Para termos no leilão 10 compradores por obra, precisamos convidar 2,5 vezes mais pessoas. Ou seja: 25 pessoas por obra.

(e) Preço: recomenda-se que cada obra seja ofertada no leilão a um preço de cerca de 50% de seu valor de mercado (lance mínimo). Havendo compradores interessados a disputa que se pode criar pode elevar o preço de venda a até mais que o seu preço de mercado. Vem daí a importância do ponto "d" acima.

(f) Seleção das obras: serão enviadas para o local do leilão, para que fiquem expostas, as obras selecionadas pela Diretoria da Cooperativa. Todas elas, portanto, poderão ser vistas por todos os convidados ao leilão. A Diretoria comunicará essa seleção aos que inscreveram obras até o dia 1 de setembro (segunda feira), por e-mail ou telefone. Serão ofertadas pelo leiloeiro as obras de artistas cujos compradores estiverem presentes no leilão.

(g) Entrega das obras: as obras selecionadas deverão ser entregues na sede da Cooperartista nos dias 11 (quinta feira) a 13 (sábado) de setembro, das 14h00 às 19h00, ou no dia 15, no local do leilão, das 18h00 às 19h00.

(h) Retirada das obras: no local do leilão, no dia 15, após o seu término.

(i) Resumo de datas: Envio de imagens por e-mail: até 29 de agosto (sex) Seleção de obras pela Diretoria: até 1 de setembro (seg) Envio das obras 11 (quinta-feira) a 13 (sábado) de setembro, das 14h00 às 19h00, na sede da Cooperartista, ou no dia 15 de setembro (segunda-feira) das 18h00 às 19h00, no local do leilão

IMPORTANTE

A COOPERARTISTA TOMARÁ TODOS OS CUIDADOS RAZOÁVEIS AO SEU ALCANCE PARA A PRESERVAÇÃO DAS OBRAS, MAS NÃO SE RESPONSABILIZA POR EVENTUAIS DANOS ACIDENTAIS, FURTOS OU ROUBOS. SE O ARTISTA QUISER, PODE FAZER SEGURO DAS SUAS OBRAS. (j) OS CASOS NÃO PREVISTOS NESTE REGULAMENTO SERÃO ANALISADOS INDIVIDUALMENTE.

(k) Endereços eletrônicos dos membros efetivos da diretoria

Presidente – Aguilar: aguilaraguilar@uol.com.br

Vice-Presidente – Márcia: azevedomarciaregina@hotmail.com

Dir. Administrativo – Augusto: augusto_de_almeida@yahoo.com.br

Dir. Financeiro – Poio: poio@sabs.org.br

Dir. de Produção – Sol: solabadi@terra.com.br

Dir. Social – Felipe: kbajin@yahoo.com

Bal Masque


terça-feira, 12 de agosto de 2008

Reunião Cooperartista

Reunião da Cooperativa dia 06/08/2008

Presentes: Aguilar, Márcia, Augusto, Sol, Juan, Adriana, Fernando , Felipe, Luciano, Décio, Sérgio Gustavo e Rosalina.

Augusto: a documentação da cooperativa para se tornar uma ONG formalmente, ainda vai demorar em torno de 25 dias.na Junta Comercial e 2 dias no cartório.

Fernando: (advogado) em seguida pode iniciar o processo para se transformar em uma Oscip.. A contribuição dos associados pode ser como empréstimos ou mesmo como contribuição.

Aguilar: faz um breve histórico da Cooperativa. Exposições com formas artísticas misturadas ,dos Abertos I e II . Propõe contribuições mensais para um grupo de associados.

Augusto: montar um núcleo de 10 ou mais sócios pode representar um grande problema. Deve-se criar uma estratégia para atrair este grupo de pessoas.

Felipe: Sugere a realização de leilões mensais. Já realizou este tipo de leilões por diversos anos no México. Começamos pequeno e depois virou uma tradição.Leilões com valores baixos criam um hábito nos compradores.
Sugestões: realizar o leilão em todo 1º domingo do mês // fazer uma parceria com uma franquia para oferecer comida e bebidas.A franquia organiza as instalações// cada artista deve divulgar o evento e trazer seus próprios clientes.

Gustavo: podemos fazer uma parceria com a Livraria da Vila.

Juan: Fazer a curadoria de uma exposição de Giglês com obras de porte médio.

Aguilar: reciclar as pessoas que trabalham aqui.

Luciano: O corpo diretivo deve se reunir uma vez na semana. E cada um teve ter uma tarefa durante a semana.O que a Cooperativa pode oferecer aos associados? Criar uma identidade. O projeto Estou na Vila ( idealizado pelos restaurantes da região) , oferece espaços expositivos, colocar seu site no link gratuitamente.,etc

Fernando: Você tem que ter duas visões. Uma é a demanda imediata e a outra montar um plano anual de atividades. A imediata é pagar as contas atuais.e ter outro olho em 2099 e 2010 , visando a qualidade artística e como chegar com a sua marca.


Felipe: Eu ofereço a oficia “Arte de Viver da Arte” em uma sessão de 2h para os cooperados.


Fernando: posso ajudar muito no próximo ano. Estou mudando a razão social da Cooperativa para ONG. Proponho que vocês preparem os projetos para leis de incentivo até novembro.

Gustavo: Temos dois projetos um de arte educação e outro de inclusão social.

Aguilar: Tenho um amigo de Pitzburg com um projeto para meninos de rua.O leilão será daqui há duas semanas.

Informes:
1- O Palomo irá doar 20 banquinhos de papelão para a Associação pra serem utilizados nas oficinas.
2- Ainda estamos procurando um carro para buscar uma geladeira que foi doada para a Associação.
3- Importante: para organizar os leilões mensais será necessário montar uma equipe. Os associados interessados em participar, fazer contato com o Felipe. A Adriana já manifestou interesse.
4- Temos outras propostas de atividades e queremos trabalhar em equipes, que estejam ligadas a diretoria executiva. Exemplos:
· A equipe de associados que vai trabalhar com divulgação e mídia.
· A equipe de auxilio administrativo.
· Organização de exposições e expo no exterior.
· Elaborar projetos.
· Criar uma identidade para os associados , que possibilite alguns benefícios.
· Etc. etc
.
Os trabalhos da Associação será dividido por equipes e coordenada pelas diretorias e as atividades compartilhadas será de proveito para todos. As equipes podem definir as estratégias e dias de encontro. Todos estas propostas acima , já tem por escrito. Basta dar andamento as ações.

Com esta nova linha de trabalho, as reuniões grandes se tornam desnecessárias às quartas feiras para discutir problemas administrativos, e serem aproveitadas para a apresentação do trabalho artístico que cada associado desenvolve.

Informe dia 11-08-2008

No dia 09/08/2008, tivemos a palestra de Claudia Zen. Foi muito interessante e o conteúdo da palestra pode ser vista no site com as fotos. www.cooperatista.org.br

A Assessora de imprensa Mara Ribeiro esteve presente, vai nos auxiliar a divulgar os eventos da cooperativa e os cursos. Disse a ela que iremos formar um grupo da própria cooperativa de mídia , para entregar as noticias de interesse para serem divulgadas.

Comecei a fazer o curso do SEBRAE pela internet Curso: Iniciando um Pequeno Grande Negócio. O curso é muito interessante para a gestão da cooperativa e para o próprio artista. Vou passar os dois primeiros módulos ( em anexo) e gostaria de montar um grupo para formatar a gestão da cooperativa.
Quanto a identidade dos cooperados, gostaria que os artistas que conhecem bem a região, indicar locais onde poderíamos estar fazendo parcerias, para que os cooperados possam ter descontos em diversos lugares como livrarias, bares. cabeleireiros, lojas de tintas e molduras etc.

O presidente da Cooperativa renunciou ao cargo , e nós vamos precisar organizar uma nova reunião . A carta :


São Paulo, 8 de agosto de 2008,Pela presente, venho comunicar aos meus colegas da Cooperativa, a minha renúncia ao cargo de Presidente da mesma. Devido a compromissos profissionais assumidos e que vão tomar um tempo que poderia ser da gestão na Cooperativa.A reunião de quarta foi importantíssima . Mostrou uma faceta primordial. Faltam pessoas para se dedicar a ela. Não adianta ter um cargo sem ter tempo para exerce-lo. Sugiro que na próxima reunião que haja uma votação para esta função e que sejam votados pessoas que realmente dêem o sangue pela Cooperativa.A minha renuncia ao cargo não invalida minha participação na mesmo. Continuo cooperado.Outra sugestão: É absolutamente burro não ter exposições imediatamente no nosso espaço. A idéia de associados é perfeita para sanar problemas imediatos, independente do sucesso de leilões,cursos e outras atividades.Falei com Neno e Peticov na expo de Chris Campana. É possível ter 10 ou mais associados que contribuam com 250 mensais com direito a individuais. Com uma cota de 3 mil reais anuais, o associado pode realizar uma expo individual ou convidar amigos para cotizar esta quantia e participar de sua exposição. Na Casa das Rosas, tínhamos um padrão de exposição chamado UNITED ARTISTS, em que um artista convidava outro. O próprio artista é curador de sua exposição.O problema de gestão será um problema a ser solucionado por vocês, se não houver um empenho efetivo nada será resolvido e sempre vai redundar em reuniões de boa vontade e nada se faz no dia seguinte.BOA SORTE PARA A NOVA GESTÃOJosé Roberto Aguilar

Orieta del Sole






Orietta Del Sole, artista italiana, nasceu em 29 de dezembro de 1922. Numa época de guerra e por ser judia, não pode freqüentar escolas convencionais e teve uma “maestra” que lhe ensinava em casa. Jovem começou a trabalhar criando estampas em seda para uma fábrica. Casou-se 1946 e mudou-se para o Uruguai com seu marido e até os 55 anos não trabalhou. Durante 22 anos viveram entre Uruguai e Argentina num círculo de alto padrão pois, sendo casada com um executivo teve a oportunidade de viajar por 64 países alguns, repetidas vezes. Os países que mais gostou foram: Turquia, Nepal, Marrocos além de Itália (seu país) e Brasil que escolheu viver até o fim da vida. Acumulou um repertório interno étnico o que a possibilitou transformar em arte a partir dos 55 anos. Após passar um grave problema de depressão que durou 1 ano (sem sair da cama) decidiu fazer um curso de designer de jóias. Resultou que em um jantar da colônia italiana, já aqui em SP encontrou Pietro Maria Bardi que elogiou seu bracelete e ao descobrir que ela mesma havia o feito, convidou-a a fazer uma exposição no MASP. Isso mesmo sua 1ª exposição foi no MASP em 1981! Esse evento resultou numa passeata na Av Paulista em protesto por uma designe não conhecida, fizesse uma exposição de jóias no MASP. Essa era Orietta que desde sempre agradava apaixonadamente ou era contestada e mal compreendida.



Palestra sobre Orietta por Cláudia Zen - Cooperativa dos artistas 9 de agosto 2008

Por que Quimono?
O quimono é uma das formas mais simples de se costurar e eu acho que as coisas mais simples são as ideais; depois, partindo da forma dos 3 retângulos que é o quimono, aí eu faço pregas, sobreposições de diferentes materiais, madeira, ráfia, penas, lã... tem um pouco de tudo. E do quimono eu parti para a tapeçaria. Quando Bardi fez a apresentação para a exposição de quimonos disse: “ quimonos dois usos: para vestir e decorar” assim, que uma peça dessas tem um valor tanto utilitário quanto decorativo.
Os colares também eu parto do mesmo princípio: misturo tudo o que encontro pela frente: pedras, lã; metais, couro, peças de escavação, e tudo.
Pergunta: alguém usa esses quimonos?
-alguns brasileiros não gostam porque é pesado, aqui faz calor... não sejam tímidos, tenham coragem, façam o que vocês gostam, é isso mesmo.
p.: é que parece que se alguém usar esses quimonos vão dizer: “ah esse é louco! E a mesma peça usada por outra pessoa vão dizer: ah esse é artista!

- mas não é assim mesmo! Primeira coisa você tem que colocar e se sentir bem; se você coloca pensando que é louca, já não se sente bem. Então o que tem que fazer primeiro é assumir uma idéia; gostou, gostou; não gostou, não use.
Olhem esse quimono é o da teia de aranha e esse broche turquesa é a aranha que anda por ele pois a idéia é tecer a teia!
Esse é o quimono dos pássaros e a idéia para mim é que qualquer quimono desses com o mesmo tema diminuído pode se transformar numa jóia.
Se você pegar uma renda e olhar para ela atentamente, aí você vai encontrar tantos motivos de criar... repetindo, alternando, fazendo bordas, manchas assim, eu repito, tudo tudo é motivo de criação e tudo começa pelo olhar.

Essas são algumas bolsas e o processo é sempre o mesmo: o fecho antido e o formato da bolsa são os motivos de inspiração que vão dando forma a uma nova bolsa.

Acredito que ninguém inventa nada (ou quase ninguém) tudo se transforma!!!

“Não há nada de novo debaixo do sol” e “Nunca se banha duas vezes na mesma água do rio”

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Luz e Flores


Lucia Asta convida para a vernissage
15 de agosto 19h - 22h
Fran's Café
Al Campinas 1.061

terça-feira, 5 de agosto de 2008

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Reunião da Cooperativa dia 30-07-2008

Participantes: Helenira Paulino, Bruno Baptistelli, Fernanda Cobra, Claudia Colagrande, Alex Orsetti, Cris Campana, Glaucus N, Bia Procópio, Aline Binns, Natalia Silva Pereira, Lucia Jolkesky, Gustavo Freiberg, Sidney Chaves Lacerda, Rosalina.

A reunião começou às 20;30h.

Rosalina: falou da proposta de realizar um calendário de exposições internacionais para os cooperados. Os contatos já começaram a serrem feitos. È possível realizar exposições em Berlim, Hamburgo, Dubai, Miami. A Evelyn tem contatos no Chile.
Quem tem bons contatos no exterior, a colaboração será muito bem vinda.
Montar um projeto da cooperativa para ser enviado ao PAC, MINC , Procult, etc, com o objetivo de realizar atividades múltiplas e assim poder ser financiada as reformas necessárias da sede e também RH. Isto porque a proposta no exterior será estimular o intercâmbio de exposições.

Claudia: Na cooperativa faltam projetos e existe pouca clareza dos objetivos.
O discurso deve mudar com relação a maneira como a cooperativa administra os recursos financeiros . Não deve sempre estar correndo atrás para pagar as despesas. Falta um planejamento financeiro. Eu sugiro a todos a leitura do livro “O lapidador de diamantes”.
Faço uma sugestão para fazer uma carta de intenção para os interessados em ingressar na cooperativa, com perguntas tipo: Que forma posso contribuir para o crescimento da cooperativa? Qual será minha contribuição cultural e social? Etc.

Sou responsável pelo acervo da artista Orietta del Sole , e estou preiteando o espaço da galeria para realizar uma apresentação sobre a obra da artista. A artista nasceu em Roma, onde assimilou a cultura clássica dos modelos latinos, renascentistas e contemporâneos. Estudou desenho, cerâmica artística, figurinos de moda, designer de tecido de alta costura, metais preciosos, etc.
A apresentação está marcada para o dia 09 de agosto de 2008 na sede , Rua Fradique Coutinho, 4784, Vila Madalena às 16:00h, com exposição dos objetos de artes. A montagem desta exposição será no dia 08 de agosto com a participação do Alex e da Cris. A mostra será de apenas 1 dia.

Gustavo: No dia 27 de agosto fará uma apresentação do histórico de seu trabalho para comemorar 30 anos de trajetória profissional e seu “Compleanno”” com direito a festinha e bolinho com velinhas.Ueba!!!
Sugere um encontro a cada quinze dias para os artistas falarem de arte.

Alex: O leilão está sendo preparado, convite formal, regulamento, relação dos artista que farão a doação das obras , etc. Mas ainda não foi definido a data do evento.

Rosalina: tem como proposta participar dos cursos do Sebrae para organizar um plano de negócios, fará um curso online e irá participar dos cursos presenciais aprender a empreender, estratégias de marketing , o que é preciso conhecer para ter sucesso, etc. Para tanto gostaria que houvesse mais interessados para formar um grupo de estudos. Isto é interessante para a cooperativa e para os próprios participantes. Isto para estruturar o e – commerce e o consórcio de arte, entre outras utilizações.

Gustavo: irá trazer a Adriana para organizar a documentação, resgatar o mailing dos cooperados, etc. Nem todos os cooperados sabem da existência do BLOG e é preciso reativar o Yahoo Group. Sugere que a casa deve se aberta

Alex: Para as próximas reuniões, começar a agendar os artistas interessados a apresentar seu trabalho sobre temas diversos de arte.

Claudia: sugere que 1 vez ao mês realizar a expo de um artista.

Alex: Apresentar o conceito da cooperativa , projetos de oficinas e exposições.

Rosalina: Qual o valor para alugar o espaço para uma exposição?

Grupo: Não existe um preço definido pois não se realizou nada neste sentido. É o caso de organizar isto.

Glaucos: è interessante averiguar o que o artista faz além de seu trabalho artístico. A Aline é cenografa, ilustração, poesia e musica experimental. A Claudia faz arte terapia para educadores da rede publica e escreveu o livro: O Educador : metodologia espiral. Está procurando uma editora para edição do livro.

Cris: Precisamos definir os percentuais das oficinas. Quanto irá para a cooperativa e quanto para os educadores. O cooperado deve abituar-se a ler e responder os emails.

Informes:
1 - O Glaucos tem uma geladeira para doar à cooperativa. Precisamos de um voluntário com carro para o transporte.
2 - Na próxima semana não haverá reunião. Vamos prestigiar o vernissagem da nossa amiga e colaboradora Cris Campana.
3 - O Dácio para iniciar o curso preparatório para o vestibular de Artes Plásticas , vai precisar de um projetor. Por gentileza, quem pode disponibilizar este equipamento , fazer contato.
4 - A Store, uma loja de decoração , molduras , telas, etc na Vila Nova Conceição solicitou o nosso contato , para trabalhos de artistas em algumas construtoras. As informações já foram passadas.
5 - Na próxima reunião do dia 13 , cada participante pode trazer uma bebida e salgadinhos para tornar a reunião mais social?