sábado, 31 de maio de 2008

Fernanda Cobra


No primeiro encontro que tive com a pintura de Fernanda, o que mais marcou e quase causou espanto foi o universo imagético, onírico e fascinante de suas obras.
Em seguida poderia falar das soluções plásticas que representavam uma irregularidade surpreendente para quem transita com tanta desenvoltura nos universos mágicos.
Nestes dois anos de convivência direta com seu trabalho, a sua evolução como desenhista e pintora tem sido evidente. Acredito que isso é fruto do uso aprimorado dos materiais e procedimentos pertinentes a um artista.
O motivo fundamental desse processo e sua ação de artista é muito mais movido pela sensibilidade, aplicação e muito menos pela autocrítica feroz que povoava seu fazer.
(Paulo Barreto)

Caracu


O artista plástico Augusto de Almeida vai expor a obra Caracu - óleo sobre eucatex, com as dimensões de 90 cm x 60 cm (sem moldura). Também estudando alguns estandartes para o desfile da inauguração na Rua Fradique Coutinho.

Angelo Palumbo


Angelo Palumbo apresenta nessa exposição pinturas inéditas da série: “Símbolos da Vida” a obra entitulada “Mortevida” (1997), trabalho utilizando tecnica mista sobre abas de bolsas femininas, em couro e vinil, achados no chão da Cannal street de Nova York. (40 x 25cm)

O artista multimídia Angelo Palumbo, 46 anos, carrega em seu curriculum como fotógrafo, designer gráfico, diretor de arte, artista plástico, vídeo artista e pesquisador, uma severa e significativa bagagem no Brasil e no mundo (Nova York, Milão e Amsterdã). Palumbo joga forte na intuição: "Não deve existir jogos de Politica e Poder quando o objetivo é o Extase e a Poesia".

www.art-bonobo.com/artes/angelopalumbopalumbo@dialdata.com.br

Mostra de Vídeos- Eventos da Inauguração

Umbigo



Mostra de Videos
Corpos Híbridos
Curadoria Lucila Meirelles


Descobertas, sensações, impressões, subjetividades.
Cada qual fez a sua representação de mundo através de uma parte do corpo.

1- Olhos ( Marcelo Garcia )
2- Dentes (Kiko Goifman e Claudia Andrade )
3- Língua (Paulo César Soares)
4- Audição (Inês Cardoso )
5- Coração (Gabriela Greeb )
6- Seios (Victor Lema Riqué )>
7- Coluna vertebral (Ricardo Pichi Martirani )
8- Quadril ( Tata Amaral e Roizemblit )
9- Pés (Almir Almas )
10- Umbigo ( Lucila Meirelles )
11- The trip de José Roberto Aguilar
12- Na agua do Dácio Bicudo e Monique Allan

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Como participar da exposição de inauguração


Sobre participação na inauguração da sede:

1. Data: dias 7 e 8, sábado e domingo, Junho de 2008.

2. Quem participa:

· dentro da casa, espaço expositivo: associados em dia com as trimestralidades que se comprometam a fazer monitoria durante a exposição, que vai durar até o fim de Junho.
· na rua: performances e intervenções, procissão de estandartes. Participam associados e convidados.
· na garagem e no galpão: performances, intervenções, dança, teatro, música, vídeo, mural e grafite. Participam associados e convidados.

3. Para participar:

· dentro da casa: obras de pequeno formato (máximo de 1mx1m).
· na rua, na garagem e no galpão: envie sua sugestão.

Em ambos os casos: envie descrição detalhada (dimensões, tempo, técnicas, imagem, etc.) para Fernanda, que está fazendo a organização geral da inauguração (e-mail fcat45@hotmail.com) e para Juvenal, que está fazendo a assessoria de imprensa (e-mail :juvenalpereira@ajato.com.br).

Para assessoria de imprensa: envie também texto de até 10 linhas sobre seu trabalho e imagem de 10x15, 300 dpi, jpeg.

Além disso, se você quiser participar com vídeo: entre em contato com Lucila (e-mail lucilam@osite.com.br ), que está fazendo a curadoria dos vídeos. O tema dos vídeos será o corpo. Obras que não tenham esse tema não serão aceitas.

4. Entrega de obras:

Na sede da Cooperativa, nos dias:

· 4 de junho, 4ª feira: das 10:00 às 20:00;
· 5 de junho, 5ª feira: das 10:00 às 18:00.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Atividades dos Comandos Contemporâneos


A Cooperartista pretende ter um programa permanente de atividades após a inauguração, com cursos, palestras, woprkshops, colóquios, exposições, leilões, etc., etc.
Sério Marques está organizando uma grade de atividades.
Se você quiser participar dando aulas, palestras, etc., envie sua sugestão a ele, com descrição detalhada da sua proposta. E-mail: sergiomsjr@uol.com.br

Dicas das fotos para divulgação -


Na reunião da Cooperartiva (28 de maio) foi acertado que os artistas expositores da mostra da inauguração da nova sede devem enviar um breve resumo biográfico com uma foto do trabalho para divulgação na mídia. Já recebemos algumas imagens mas a qualidade técnica destas fotografias não é satisfatória, deixando a desejar sobre as cores e matizes do trabalho do artista.
Por questões econômicas o próprio autor fotografa sua obra e esta imagem, assim obtida, geralmente o satisfaz, mas a luz que incide sobre este trabalho (obtidas por câmeras digitais amadoras) é uma luz frontal que ilumina o quadro, a escultura, ou o desenho de maneira inadequada e precariamente. Fotografias assim realizadas, de forma incorreta, dificilmente serão utilizadas na mídia - jornais e revistas.
Para uma boa iluminação é necessário o uso de duas fontes de luz (flashes) com rebatedores, difusores e sombrinhas em ambiente fechado (estúdio) e feitas assim, de maneira correta, “mostram” a obra com todos os seus matizes de cor, textura e acabamento.
Uma boa imagem vale por mil palavras.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Sidney Lacerda e Clube da Semente


O artista plástico Sidney Lacerca fará uma performance no dia da inauguração. Vai percorrer o trajeto da Vila Mariana até a sede da Cooperativa com sua carroça espelhada. Ligou para o blog dizendo que fechou parceria com o Clube da Semente http://www.clubedasemente.org.br/ .
Quando chegar da sua caminhada na sede da Cooperativa vai distribuir sementes de Imburana.
A madeira da imburana é empregada para mobiliário fino, folhas faqueadas decorativas, tanoaria, escultura, lambris, balcões e marcenaria em geral. As sementes possuem odor agradável e eram outrora usadas para perfumar roupas. Floresce durante os meses de abril a junho com a planta quase totalmente despida de sua folhagem - As sementes foram coletadas em São Raimundo Nonato e região/PI

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Programação da Inauguração

Fachada (em reforma) da sede da Cooperartista 21/5/08



Nota importante: Nossos Centros de Processamentos de Dados e Telecomunicações está com problemas técnicos temporários. Por isso o nosso Informe não está sendo distribuído devidamente.

Decisões da reunião do dia 21 de maio de 2008
1. Inauguração da sede: 7 e 8 de junho de 2008.
Dentro da casa participam associados em dia com as mensalidades.
Fora da casa (galpão), performances, teatro, música, intervenções, grafite, obras que resistam ao tempo - associados e convidados.
Mandem descrições do que pretendem expor para a Fernanda Cobra fcat45@hotmail.com
Nos dias 4 e 5 de junho (quarta e quinta-feira) vamos receber as obras na sede. No dia 6 de junho (sexta-feira) feira será a montagem e, no sábado 7 de junho, por volta das 12h00, inauguramos. O período da exposição dentro da casa é de 30 dias.
Início dia 7 de junho e termina dia 7 de julho de 2008.
Em contrapartida cada expositor se compromete a fazer pelo menos 1 (um) dia de monitoria na sede, das 12h às 18h. Devendo marcar o dia preferencial e (como segunda opção) um outro dia para composição da grade de monitores.

Entrar em contato com a Fernanda, que está coordenando os horários de plantões na sede


Vários colegas fazem diversas sugestões de projetos para a inauguração. Muitos deles ainda não foram encaminhados à Fernanda, o que que deve ser feito o mais rápido possível para evitar atropelos de última hora.
A Cooperartista admite e vê a utilidade da arte exercida como educação, terapias, lúdicos e de entretenimento, mas sua atuação é dirigida ao trabalho artístico profissional em si. Ainda que no futuro possa criar oficinas, workshops e cursos. É este o caráter artístico profissional que deve ser a ênfase na inauguração.
Desse modo, nessa ocasião, trabalhos tais como o convite a crianças e transeuntes para pintar e assim desfrutar de momentos lúdicos ou educativos fogem dos nossos objetivos, dispersam a atenção que queremos que seja dirigida ao trabalho artístico profissional (ou o trabalho artístico cujo interesse reside nele mesmo, e não em outras áreas).

2. Com a presença de novos associados e convidados Aguilar discursa sobre o caráter da associação. Ela é revolucionária no sentido de quebrarmos limites. Não é uma casa fechada. Um grupo de artistas que tenham tendência determinada. Se a pessoa é artista, se considera artista, pode se associar. A Cooperartista reúne novos e velhos, estudantes e mestres, artistas consagrados e desconhecidos. Desde que tenham este estado de espírito e paguem a taxa de manutenção da associação.
A Cooperartista não censura as manifestações de seus membros, mas enquanto instituição não se envolve em questões políticas partidárias. Portanto, obras que tenham como temática questões políticas são permitidas, desde que fique claro que são manifestações de responsabilidade de seus autores.
A Cooperartista se reserva o direito, porém, de vetar manifestações que criem constrangimentos ou sejam ofensivas a terceiros.

3. Pagamentos de trimestralidades e outras contribuições: com Poio poio@sabs.org.br. É de grande importância pagar a trimestralidade. Ela mantém a nossa sede e as nossas atividades. É um dinheiro que deve ser visto pelo associado como investimento.

Sala da cooperartista 21/5/08


Outras notícias

- Cláudia Colagrande apresenta seu atelier e convida os interessados a conhecê-lo (Rua Veiga Filhos, 714; F.: 3828 3731; www.artestupi.com.br) . Lá ela mantém diversas atividades, como cursos de história da arte, de pintura, de desenho, arte terapia, etc..

- Funarte abre processo de seleção para equipe de monitoria da 5ª Exposição do Edital Espaços Funarte Artes Visuais. Esclarecimentos pelo telefone 3662 5177. Espaço Funarte-SP, Al. Nothmann, 1058, Campos Elíseos.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Somos todos artistas


A reunião de ontem, 21 de maio, já foi dentro da sala da nova sede.
Aguillar ressaltou: "Agora já temos um teto, depois da Cooperativa perambular por duas outras locações... Somos todos artistas independentes de ser mais ou menos famosos. O prazer de trabalhar com a criação supera todas as outras limitações".
A Casa da Palmeira já está com uma cara nova, a maquiagem quase pronta. As paredes das salas foram lixadas e foi passada a primeira demão de tinta. A quantidade de cadeiras foi insuficiente para as pessoas que foram na reunião.
Daqui ha poucos dias ela vai estar pronta para receber os cooperados e os novos adeptos. Em junho vai ser a inauguração.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Nova data da Inauguração da sede da Cooperartista


Estamos mudando a data de inauguração da nova sede da Cooperartista para os dias 7 e 8 de junho porque a data anterior iria coincidir com o projeto De Olho nos Manancias que vai ser um grande evento e reunirá mais de mil fotógrafos em São Paulo.

Programação dos trabalhos para a inauguração da sede da Cooperartista nos dias 7 e 8 de junho de 2008.
Local: Rua Fradique Coutinho 1784, Vila Madalena - São Paulo


1 - A abertura da exposição de inauguração será no dia 7 e 8 de junho e permanecerá até 8 de julho de 2008


2 - As instalações do Galpão e por fora da casa deverão ficar somente no sábado e domingo do evento de inauguração.


3 - Na terça-feira à tarde (dia 20 de maio) Marcia estará na Cooperativa para os trabalhos de coordenação.


4 - Precisamos de voluntários para trabalhar na casa durante o período da exposição. Estamos preparando um calendário para escalação e revezamento a ser definido na próxima reunião da quarta-feira dia 21 de março.


Os artistas são são responsáveis pelo envio e pela retirada das obras.

sábado, 17 de maio de 2008

CHAMADA PARA A INAUGURAÇÃO DA SEDE URGENTE

Casa da Palmeira (sede da Cooperartista vista do galpão)


1. QUANDO:
NO FIM DE SEMANA DE 31 DE MAIO E 1 DE JUNHO de 2008
ONDE
Rua Fradique Cutinho 1784 - Vila Madalena
São Paulo - SP

AÇÃO:
Dentro da casa: exposição de obras de pequenos formatos.
No Galpão e fora da casa: obras que resistam ao tempo e outras atividades que necessitem de espaço maior.
Na rua: desfile de estandartes.
Outras sugestões poderão ser analisadas.

3. ENVIO DE PROJETOS (obras, performances, instalações, vídeo, etc., etc.):
Para Fernanda Cobra (E-mail: fcat45@hotmail.com).


PRAZO: ATÉ A PROXIMA QUARTA FEIRA.
A INAUGURAÇÃO TERÁ A PARTICIPAÇÃO DOS ARTISTAS E GRUPOS QUE MANDAREM PROJETOS ATÉ ESSA DATA.
FORMA: MANDE IMAGEM OU DESCRIÇÃO CLARA DO QUE QUER EXPOR, ESPECIFICANDO ESPAÇO REQUERIDO E (SE FOR O CASO) TEMPO.
ENTREGA DE OBRAS SELECIONADAS


Obs. as obras selecionadas deverão ser entregues na associação pelo autor, em data a ser definida.

4. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:
Convidados: não pagam.
Associados em dia com mensalidades: não pagam.
Associados inadimplentes e amigos da associação: R$ 30,00.

PARA TODOS:
Se houver venda, a Associação fica com comissão de 50% do total da venda.
Formas alternativas de pagamento da taxa acima: com trabalho durante a inauguração, a combinar.
Despesas necessárias à exposição de cada obra: por conta do autor.
Seguros: são de responsabilidade do autor de cada obra, se julgar necessário. A associação não se responsabiliza por danos eventuais ou outras ocorrências com as obras.

5. CURADORIA:
Organizada pela Diretoria.
Objetivo: adequar as propostas ao espaço e tempo disponíveis.

6. ACEITAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:
A inscrição do artista como interessado em participar desta mostra implica automaticamente que ele (a) leu, entendeu e concorda com as condições acima.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Mais associados







Cada vez mais as reuniões das quartas feiras são realizadas com um número maior de associados. Os temas sao tratados com mais objetividade; novos associados aparecem e participam; pagamentos de mensalidades sendo efetuados e o melhor de tudo: um clima saudável de reconstrução.


Esta foi a sinopse da ata descrita pelo Augusto

Ata da reunião de 14 de Maio de 2008 da Cooperartistas

Várias pessoas novas presentes. Algumas se dispõem a ingressar na associação, outras preferem primeiramente ver o que acontece. Todas têm projetos ou interesse em participar da inauguração. A lista dessas pessoas será encaminhada à gerência do Informe (informativo da Cooperartista que circula entre seus associados e amigos) e do blog da Cooperartistas.

A Vice-Presidente Márcia apresenta a associação. Enfatiza que nós precisamos do esforço de todos em prol de todos: nossa força reside na nossa união, como um feixe de gravetos – cada um é fácil de quebrar, mas todos juntos é difícil.

Perguntam se a associação tem fundos para patrocinar projetos. A resposta é negativa, cada um ou cada grupo dentro da associação deve bancar suas próprias iniciativas. A associação pode fornecer carta de recomendação para que se consigam patrocínios, o que facilita sua obtenção.

Monique acrescenta que não somos contra nada, nem galerias, nem museus, etc., mas que a associação pretende ser uma oportunidade de entrarmos em contato direto com nosso público, além das outras oportunidades existentes. Como associação temos respaldo institucional. Márcia acrescenta que tanto na associação como em galerias pagamos comissões sobre vendas de obras (50%), a diferença é que na associação o investimento é em nós mesmos.

Perguntam se há um grupo encarregado das iniciativas da associação. Há uma diretoria cuja função é organizar e distribuir tarefas, mas as sugestões de projetos, iniciativas e a execução dos trabalhos devem ser feitas por todos.

ESPECÍFICAS:

1. Inauguração da sede: Enviem propostas de projetos ou de obras a serem expostas ou executadas na inauguração à Fernanda (mhtml:%7B16CD05BB-F6EB-46F6-9B7F-880F7D9ECF1F%7Dmid://00000080/!x-usc:mailto:fcat45@hotmail.com) , com imagem ou descrição pormenorizada, para que possamos ver a viabilidade de cada sugestão. A curadoria da inauguração será coordenada pelo nosso Presidente, Aguilar. Essa curadoria é necessária para que as sugestões apresentadas possam ser acomodadas na sede.

2. Sugestões e ofertas: a nova visitante Cláudia Colagrande, que faz colagens e aquarelas, sugere que alguém da associação compareça a seu programa da internet no sábado (www.kerotv.com.br). Os presentes concordam que o nome indicado para ser entrevistado como representante da associação é Aguilar. Cláudia diz que está de mudança e que pode doar alguns móveis à associação. Algo a ser resolvido logo, já que ela muda no início de Julho.

3. Informes de caixa: Poio, nosso Diretor Financeiro, dá informes sobre a situação de caixa, pede que todos colaborem pondo em dia suas trimestralidades, fazendo doações ou encontrando outras fontes de financiamento ( contatos através de mhtml:%7B16CD05BB-F6EB-46F6-9B7F-880F7D9ECF1F%7Dmid://00000080/!x-usc:mailto:poio@sabs.org.br) e, junto com Márcia, diz que em breve estará no site da associação informativos periódicos sobre entradas e saídas, para manter uma política de total transparência.

4. Atividades pós-inauguração: Quem tiver sugestão de cursos, workshops, eventos, exposições, etc., envie sua proposta à Márcia (mhtml:%7B16CD05BB-F6EB-46F6-9B7F-880F7D9ECF1F%7Dmid://00000080/!x-usc:mailto:azevedomarciaregina@hotmail.com) . O objetivo é termos, na inauguração, uma grade de programação para ser divulgada.

5. Blog: Informamos uma vez mais o endereço do nosso blog: www.cooperartista.blogspot.com . Quem tiver idéias, imagens, propostas, comentários e etcéteras, pode enviar a esse endereço. Pede-se que ele seja também divulgado.

6. Censura - o que pode e o que não pode: No espaço da associação, e especificamente durante a inauguração, quando estaremos fazendo intervenções que também vão divulgar a nossa existência e a nossa sede, podemos usar como temáticas questões de caráter político? Sim, na medida em que estas manifestações são de responsabilidade de quem as faz. A associação tem por objetivo criar espaços para manifestações livres de cada um, mas até por força de seu estatuto não se engaja em questões políticas partidárias. Os pontos de vista de cada artista são de responsabilidade de cada artista.Augusto

Em obras


Várias reformas foram relizadas pelos operários contratados na sede da Cooperartistas. As salas já estão com uma demão de tinta branca. O piso do salão dos fundos está sendo cimentado - foto, com previsão de finalização (desta primeira fase de reformas) antes do prazo.
Podemos ficar confiantes que as melhorias vão dar um novo gás.
Os galhos da árvore em frente fazia contato com os fios de alta tensão (fato detectado pelos operários) e foi solicitado um reparo à Eletropaulo.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Comandos Contemporâneos


Fotos de Juvenal Pereira

COMANDOS CONTEMPORÂNEOS
Cooperativa dos Artistas Visuais do Brasil
A Cooperativa tem uma estória. Muitas exposições dos artistas cooperados, uma grande exposição nacional que foi O ABERTO junto à bienal de São Paulo em 2004 e muita luta. Então não vamos esquecer o passado, mas vamos plugar no presente. Vamos inaugurar nossa sede nos dias 31 de maio e 1 de junho 2008 na Rua Fradique Coutinho 1784, Vila Madalena.
O que são COMANDOS CONTEMPORÂNEOS.
Exposições em dinamismo constante. Exposições em aberto, sem o fechamento estético, formal, conceitual e até contractual de uma galleria ou exposições realizadas em museus ou instituições afuniladas por curadores. É também uma mestiçagem de linguagens onde fronteiras não são delimitadas, não precisa de passaporte; onde a video-arte dialoga com pinturas, onde a moda dialoga com pinturas, video-arte e dança, escultura e instalações, performances e fotografia, enfim onde todas as linguagens conversam entre sí. Exposição dentro do local de exposição e exposição fora do local de exposição, isto é, nas ruas.

CONVITE
ESTAMOS CONVIDANDO TODOS OS ARTISTAS E ESTUDANTES DE ARTE (MODA, DESIGN, VIDEO,CINEMA, ARTES PLÁSTICAS, FOTOGRAFIA, DANÇA, TEATRO, CIRCO, MÚSICA, POESIA) A SE ASSOCIAREM AOS COMANDOS CONTEMPORÂNEOS DA Cooperativa dos Artistas Visuais PARA PARTICIPAREM DESTE PRIMEIRO EVENTO.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Bem vindo ao Blog da Cooperartista


Reunião - 8 de maio de 2008



Desobjetos
Fotos de Juvenal Pereira

Este é o Blog da Cooperartista que será, nesta fase inicial da nova sede da Cooperartista, o nosso canal de comunicação pela web. Na reunião do dia 8 de maio, decidimos pela criação deste blog e a inauguração oficial da Cooperativa na Rua Fradique Coutinho será no dia 31de maio e primeiro de junho de 2008 com várias atividades. Ocupando o vazio. Prescedendo a Bienal, foi feita uma instalação com os desobjetos de Juvenal Pereira.
Deixem seus recados/comentários/convites aqui no blog. Se precisarem divulgar fotografias e/ou convites enviem para o e-mail juvenalpereira@ajato.com.br que serão publicados aqui.
Progressivamente atualizaremos o site da Cooperatista incluindo um menu variado de ofertas: workshops, exposições, dança, teatro, escultura, fotografia e muito mais.