Fachada (em reforma) da sede da Cooperartista 21/5/08
Nota importante: Nossos Centros de Processamentos de Dados e Telecomunicações está com problemas técnicos temporários. Por isso o nosso Informe não está sendo distribuído devidamente.
Decisões da reunião do dia 21 de maio de 20081. Inauguração da sede: 7 e 8 de junho de 2008.
Dentro da casa participam associados em dia com as mensalidades.
Fora da casa (galpão), performances, teatro, música, intervenções, grafite, obras que resistam ao tempo - associados e convidados.
Mandem descrições do que pretendem expor para a Fernanda Cobra
fcat45@hotmail.comNos dias 4 e 5 de junho (quarta e quinta-feira) vamos receber as obras na sede. No dia 6 de junho (sexta-feira) feira será a montagem e, no sábado 7 de junho, por volta das 12h00, inauguramos. O período da exposição dentro da casa é de 30 dias.
Início dia 7 de junho e termina dia 7 de julho de 2008.
Em contrapartida cada expositor se compromete a fazer pelo menos 1 (um) dia de monitoria na sede, das 12h às 18h. Devendo marcar o dia preferencial e (como segunda opção) um outro dia para composição da grade de monitores.
Entrar em contato com a Fernanda, que está coordenando os horários de plantões na sede
Vários colegas fazem diversas sugestões de projetos para a inauguração. Muitos deles ainda não foram encaminhados à Fernanda, o que que deve ser feito o mais rápido possível para evitar atropelos de última hora.
A Cooperartista admite e vê a utilidade da arte exercida como educação, terapias, lúdicos e de entretenimento, mas sua atuação é dirigida ao trabalho artístico profissional em si. Ainda que no futuro possa criar oficinas, workshops e cursos. É este o caráter artístico profissional que deve ser a ênfase na inauguração.
Desse modo, nessa ocasião, trabalhos tais como o convite a crianças e transeuntes para pintar e assim desfrutar de momentos lúdicos ou educativos fogem dos nossos objetivos, dispersam a atenção que queremos que seja dirigida ao trabalho artístico profissional (ou o trabalho artístico cujo interesse reside nele mesmo, e não em outras áreas).
2. Com a presença de novos associados e convidados Aguilar discursa sobre o caráter da associação. Ela é revolucionária no sentido de quebrarmos limites. Não é uma casa fechada. Um grupo de artistas que tenham tendência determinada. Se a pessoa é artista, se considera artista, pode se associar. A Cooperartista reúne novos e velhos, estudantes e mestres, artistas consagrados e desconhecidos. Desde que tenham este estado de espírito e paguem a taxa de manutenção da associação.
A Cooperartista não censura as manifestações de seus membros, mas enquanto instituição não se envolve em questões políticas partidárias. Portanto, obras que tenham como temática questões políticas são permitidas, desde que fique claro que são manifestações de responsabilidade de seus autores.
A Cooperartista se reserva o direito, porém, de vetar manifestações que criem constrangimentos ou sejam ofensivas a terceiros.
3. Pagamentos de trimestralidades e outras contribuições: com Poio poio@sabs.org.br. É de grande importância pagar a trimestralidade. Ela mantém a nossa sede e as nossas atividades. É um dinheiro que deve ser visto pelo associado como investimento.
Sala da cooperartista 21/5/08
Outras notícias
- Cláudia Colagrande apresenta seu atelier e convida os interessados a conhecê-lo (Rua Veiga Filhos, 714; F.: 3828 3731; www.artestupi.com.br) . Lá ela mantém diversas atividades, como cursos de história da arte, de pintura, de desenho, arte terapia, etc..
- Funarte abre processo de seleção para equipe de monitoria da 5ª Exposição do Edital Espaços Funarte Artes Visuais. Esclarecimentos pelo telefone 3662 5177. Espaço Funarte-SP, Al. Nothmann, 1058, Campos Elíseos.